Anatomia patológica: biópsias e peças cirúrgicas

O que é anatomia patológica?

A anatomia patológica é uma especialidade médica que se dedica ao estudo e diagnóstico de doenças (patologias) através do exame do tecido humano retirado por meio de pequenos fragmentos (biópsias) ou de cirurgias (peça cirúrgica). O exame anátomo-patologico agrega as informações clínicas do paciente com os achados morfológicos da biópsia ou peça cirúrgica . O resultado ou diagnóstico é sumarizado no laudo histopatológico assinado pelo médico patologista.

O que significa o laudo histopatológico?

O exame histopatológico ou anátomo-patológico pode ser visto como uma consulta que um médico faz a outro médico.
O laudo histopatológico reflete em palavras, normalmente termos técnicos, um processo patológico ou doença, como por exemplo tumores malignos ou benignos. Se o patologista determina que um processo não é um tumor pode determinar se é um processo inflamatório infecioso ou não-infeccioso.
Para o paciente o laudo histopatológico é um documento muito importante porque é com ele que o seu diagnóstico se inicia.

Como o laudo histopatológico é elaborado?

Para entender bem o seu laudo é preciso que o paciente conheça como o laudo foi estruturado. O laudo é constituído de um modo geral, por três partes:
a descrição macroscópica, a descrição microscópica e a conclusão ou impressão diagnóstica.
A descrição macroscópica ou macroscopia é uma minuciosa descrição das caraterísticas de uma biópsia ou peça cirúrgica vista a olho nu. Por exemplo uma biópsia de pele é descrita quanto a sua cor, tamanho, se apresenta alguma lesão etc.
A microscopia descreve as alterações estruturais que ocorrem nas células, tecidos e orgãos decorentes de doenças.

Imunohistoquímica

A imunohistoquímica é um método de análise molecular dos tecidos, observado ao microscópio, que tem como objetivo identificar características moleculares de doenças. Tem muitas aplicações, como o diagnóstico de doenças inflamatórias, infecciosas e neoplasias, sendo muito importante para determinação de fatores preditivos e prognósticos nos casos de câncer.
http://www.thedoctorsdoctor.com/pathreports/diagnostic_process.htm